sábado, 9 de agosto de 2014

Cookies de amêndoas, coco e chocolate

Primeiro post do blog!
Minha mãe me pediu um arroz doce com leite de amêndoas (que também é uma delícia de receita!), então fui fazer o leite. Depois de deixar um copo de amêndoas de molho durante a noite, bati no liquidificador com 1,5l de água (receita da Bela Gil). Coei com uma peneira, e o que fazer com a pastinha que ficou ali? Cookies! A casa ficou com um cheiro maravilhoso.

Ingredientes:
1/2 xícara de chá de "bagaço" de amêndoas
1/2 xícara de chá de melado de cana (ou açúcar mascavo, demerara, branco, mel, adoçante...)
1/2 xícara de chá de coco ralado
1/2 xícara de chá de leite de amêndoas
1/2 xícara de chá de aveia
1 xícara de chá de polvilho azedo (ou doce)*
1 colher de sopa de uva passa
2 colheres de sopa de chocolate amargo picadinho (ou o quanto você achar mais gostoso hahaha)
1 pitada de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de cacau em pó

*Usei o polvilho porque minha aveia acabou! Mas se você não tiver, pode usar só aveia, já fiz assim. A diferença é que com aveia ele vai ficar mais como um cookie mesmo, mas durinho. Com o polvilho ele ficou crocante por fora e macio por dentro.

Modo de fazer:
Misture primeiro os ingredientes úmidos e vá adicionando os secos. Deixe a aveia e/ou polvilho por último, pois talvez você precise de menos ou mais. Deve ficar uma massa como de um bolo "pesado", nem muito líquida nem sólida demais. Unte uma assadeira ou então use papel manteiga. Com uma colher de sopa, vá despejando a massa como gotas na assadeira, deixando espaço entre elas. Se quiser, como eu, pode colocar em forminhas de silicone.


Leve ao forno alto até crescerem um pouco e assim que estiverem crocantes por fora, abaixe e deixe mais 5 minutos. Levou, pra mim, em torno de 25 minutos. Depois é só se deliciar!



2 comentários: