segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Torta de batata doce vegana e sem glúten

E quando só tem sobras na geladeira e nenhuma ideia pro almoço? Torta! O recheio pode ser substituído por qualquer outro que você tenha: tofu, queijo, carne de soja, cogumelos, palmito, outros vegetais e ingredientes não vegetarianos se você quiser! A massa não vai ovo nenhum, usando a linhaça batida com água como substituta na liga. Além de também dar leveza, acrescenta muitos nutrientes na sua receita. Espero que gostem!

Ingredientes:

Massa:
3 xícaras de batata doce cozida e amassada (pode ser inhame, cará, batata inglesa ou asterix, mandioca, mandioquinha... o que tiver na geladeira!)
1 xícara de leite de arroz (ou qualquer outro)
1/2 xícara de água
2 colheres de sopa de linhaça batida com 2 colheres de sopa de água no liquidificador
1 colher de sopa de vinagre
Sal e temperos a gosto (orégano, salsinha, pimenta, curry, páprica...)
1 xícara de farinha de arroz (ou outra)
1 colher de sopa rasa de fermento químico

Recheio:
1 cenoura média picada em cubinhos
1 xícara de ervilha congelada
1/2 xícara de tomates sem pele picados (pode ser com pele)
Sal e temperos a gosto

Modo de fazer:
Coloque a linhaça e a água para bater no liquidificador e depois de bem triturada acrescente o leite, a água, o vinagre, temperos e a batata. Bata até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e acrescenta a farinha de arroz, misturando até tornar-se uma massa bem firme.


Para o recheio, cozinhe a cenoura em cubos no vapor (ou em água), misture a ervilha e o tomate picados e tempere a gosto.


Unte uma forma com óleo e polvilhe a farinha de arroz. Despeje 2/3 da massa espalhando-a até preencher a forma toda. Coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Como é uma torta caseira, deixei bem rústica ao mostrar um pouco do recheio, mas você pode dividir a massa metade/metade se quiser que o recheio fique escondido. Leve para assar em forno médio por aproximadamente 40 minutos, ou até estar dourada.



0 comentários:

Postar um comentário